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Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006

Acaba com os mitos sobre a alimentação !!

Olá!

Estava a ver a revista 'Boa forma' e encontrei aqui várias questões que te podem ajudar muito!!

 

1. ingerir água às refeições engorda?

- Se existe algum alimento que realmente não engorda é a água, pois não fornece calorias mito de que beber água à refeição engorda, deve-se ao facto desta bebida poder tornar menos eficiente a accção do suco gástrico sobre os alimentos.Uma vez que o suco é ácido, irá perder força ao ser diluído na água.Como consequência, a digestão torna-se um pouco mais lenta e difícil. Por outro lado, os líquidos ajudam a esvaziar o estômago mais rapidamente e levam-nos a comer mais e a absorver mais depressa os nutrientes ingeridos. Apenas por essa razão é preferível beber pouco quando se come e deixar as bebidas para os intervalos entre as refeições.

 

2. Como combater os ataques de gula?

Normalmente, estes são controlados com a ingestão de alimentos que prolonguem a saciedade.Numa refeição, nunca se devem excluir rapidamente os hidratos de carbono, pois a fome será maior na seguinte. A gelatina e outros produtos ricos em fibras hidrossolúveis também são boas opções. Aposta ainda em alimentos que exijam um gasto maior de energia para serem digeridos, como fruta e verduras.A vantagem de comer com mais frequência é evitar a gula, pelo que se aconselham 5 refeições diárias.

 

3. Como comer de forma saudável fora de casa?

A ideia de que fora de casa se come mal pode ser desmistificada, se pesarmos que em qualquer lado se encontram pratos que não sejam á base de fritos ou com adição de molhos. Se optarmos por uma refeição completa, devemos escolher pratos que sejam compostos por carne ou peixe, cozido ou grelhado, adicionados legumes, sob a forma de saladas ou cozidos  sem faltar uma pequena porção de hidratos de carbono, como arroz ou massa ( cerca de duas a três colheres, das de sopa, são o suficiente). No final da refeição, evita os doces, as saladas de fruta e até mesmo a fruta (quanto a esta última , coma-a antes ou fora das refeições). Se optarmos por uma refeição rápidae ligeira sem dúvida que a melhor solução reside num prato de sopa de legumes (mesmo que tenha batata na composição) ou num prato de salada com legumes variados, onde podes acrescentar frango cozido, delícias do mar, atum em água ou queijo fresco. Quanto aos molhos destas saladas, podem ser iogurte ou azeite e vinagre. Uma refeição ligeira como esta deve terminar sempre com uma peça de fruta.

 

4. Que alimentos podem substituir os doces?

A gelatina é a alternativa mais correcta: o sabor doce permanece, no entanto, como é rica em proteínas, a absorção dos açúcares é menor. Preferencialmente, deve ser de origem vegetal.

 

5. Como evitar a celulite?

Realizar uma dieta equilibrada á base de fruta, verduras e muita água, e pobre em sal, fritos, gorduras saturadas (origem animal), bebidas alcoólicas e açucares. Enfim que tenha todas as vitaminas e oligoelementos e que não engorde. Por exemplo: alimentos diuréticos: contribuem para a eliminação de líquidos e melhoram a celulite;

Fruta: Estimulam a eliminação de resíduos tóxicos e de água.

Leguminosas: Soja e produtos derivados são fontes de fito esteróis, como isoflavonas, e podem corrigir desequilíbrios hormonais.

 

 

5. Como evitar a pele seca?

Comer feijão, cenoura, amendoim, manga, pepino, sementes de girassol.

publicado por Jessica às 21:32
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1 comentário:
De Apple a 15 de Setembro de 2006 às 12:04
Muito bem! Boa sorte na aapresentação a minha foi dia 14!
Bjs* da MX

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